Sete Hábitos para um Coração Saudável

Exercite-se

Há muitas décadas já se conhece os efeitos benéficos do exercício físico regular sobre a saúde:

  • Melhora do condicionamento cardiovascular;
  • Eleva o colesterol bom;
  • Reduz os níveis de triglicerídeos;
  • Reduz a pressão e a frequência cardíaca;
  • Reduz inflamação do corpo e melhora o controle glicêmico;
  • Fortalece a musculatura e reduz risco de quedas e fraturas em idosos
  • Melhora o humor e a performance intelectual;
  • Reduz risco de câncer

Quando se busca uma pílula mágica que tem vários efeitos benéficos sobre a saúde, esta pílula é o exercício!

Qual a dose ideal?

  • A dose ideal de exercício deve ser individualizada de acordo com as características físicas, cardiovasculares e treinamento prévio de cada um;
  • De um modo geral, recomenda-se 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada e pelo menos 2 sessões de 30 minutos de exercícios de resistência por semana.

http://www.heart.org/HEARTORG/HealthyLiving/PhysicalActivity/GettingActive/Get-Moving-Easy-Tips-to-Get-Active_UCM_307978_Article.jsp#.WjU0fyPOqqA

Alimentação

Priorizar:

  • Alimentos Naturais como nozes, sementes, legumes, grãos integrais, frutas e verduras sem adição de sal ou conservantes;
  • Peixe e frutos do mar;
  • Iogurtes;
  • Gorduras saudáveis como óleo de oliva (azeite);
  • Temperos como alho, cúrcuma, ervas frescas.

Evitar:

  • Manteiga e gorduras animais;
  • Doces e Açúcares;
  • Bebida Alcoólica;
  • Queijo “Amarelo”e Leite Integral;
  • Carne Vermelha;
  • Alimentos defumados e/ou processados.

https://recipes.heart.org

Cheque sua pressão arterial

A hipertensão arterial na maioria das vezes é assintomática mas aumenta os riscos de infarto e acidente vascular encefálico.

Se você tem histórico familiar de pressão alta, se você tem mais de 40 anos, é negro ou tem diabetes, você tem risco aumentado de desenvolver hipertensão arterial e deve ser vigilante em relação a isto.

Além de checar sua pressão arterial pelo menos uma vez por ano, tome atitudes que ajudam a reduzir a pressão arterial:

  • Mantenha um peso saudável;
  • Pratique exercício físico regularmente;
  • Reduza a ingestão de sal e açúcar;
  • Modere (reduza) o consumo de álcool.

 

Colesterol: Conheça seus números

O colesterol não é o único vilão da doença cardíaca, mas ele tem um papel importante sobre ela.

Se você tem mais de 40 anos, se você tem diabetes ou se tem histórico familiar de infarto, derrame ou dislipidemia, deve checar seus níveis de colesterol pelo menos uma vez ao ano.

Estes resultados você precisa conhecer:

  • HDL colesterol: é o “colesterol bom”, considerado protetor para o coração, pois evita a formação das placas obstrutivas nas artérias;
  • LDL colesterol: é o “colesterol ruim”, altamente ligado a doença cardíaca. Quanto mais baixo o LDL menor o risco de desenvolver placas nas coronárias;
  • Triglicerídeos: É um dos tipos de gordura que circula no seu sangue. Os seus níveis elevados estão relacionados a hipertensão, diabetes e doença cardíaca. O ideal é que os níveis estejam baixos, preferencialmente menores que 100mg/dl.

 

Conheça seus níveis de Glicose

Adultos devem checar pelo menos uma vez por ano seus níveis de glicose e hemoglobina glicada.

A dosagem de glicose reflete como está a sua glicemia naquele momento em jejum e a hemoglobina glicada reflete a a média das suas glicemias na última semana. Ambas dosagens são importantes.

Os níveis normais de glicose devem ser menores que 100mg/dl.

Níveis entre 110-125mg/dl são considerados pré-diabetes e acima de 126mg/dl (confirmados em pelo menos dois exames) confirmam diagnóstico de diabetes.

Níveis de hemoglobina glicada menores que 5,7 são normais. Entre 5,7 e 6,4 são pré diabetes e acima de 6,5 indica diabetes.

 

Mantenha um Peso Saudável

 

O excesso de peso, e sobretudo o excesso de gordura corporal aumentam o  risco de doenças cardiovasculares, hepáticas, renais, articulares e neoplasias.

A pior gordura é a gordural visceral, aquela que se acumula dentro do abdome e que leva a uma circunferência abdominal aumentada.

Importante conhecer seu peso e circunferência abdominal, e sempre que possível avaliar sua composição corporal para traçar a estratégia para alcançar o seu peso ideal.

 

Consulte seu médico e faça sua avaliação!

 

Evite Fumar

Fumar cigarro  eleva o risco de doenças e parar o tabagismo ainda é a principal causa prevenível de doença no mundo.

Tabaco danifica os vasos sanguíneos e os pulmões e aumenta o risco de infarto, enfisema pulmonar e câncer.

Existem tratamentos que facilitam a interrupção do tabagismo. Consulte seu médico.

 

Outras Dicas

Além dos cuidados tradicionais com a saúde, outras atitudes podem melhorar sua saúde e bem estar:

  • Tenha um animal de estimação;
  • Procure ter um sono melhor;
  • Medite;
  • Pratique esportes e atividades prazerosas como dança, trilhas em parques ou esportes coletivos;
  • Vá regularmente ao dentista;
  • Beba bastante água;
  • Se for beber, beba pouco e prefira vinho a cerveja e/ou destilados.