Síncope e Desmaio

https://www.verywellhealth.com/syncope-and-its-causes-1746387

Síncope, por definição, é a perda súbita e transitória da consciência (“desmaio”) secundária a diminuição da perfusão sanguínea cerebral. Normalmente apresenta início súbito, duração curta e recuperação espontânea e completa.

Na grande maioria dos casos se dá por desregulação dos reflexos habituais do organismo em vigência de quedas da pressão arterial ou frequência cardíaca (“síncope vasovagal”). Como exemplos podemos citar a queda da pressão após muito tempo de pé em uma pessoa com baixa ingestão de líquidos no verão. Entretanto, pacientes com problemas de coração também podem apresentar síncope (síncope cardíaca) e aí são necessárias maiores investigações.

Os sintomas iniciais (“pródromo”) mais comuns são enjoos, mal estar, suores pelo corpo, visão embaçada, desequilíbrio. Já os desmaios de causa cardíaca geralmente não apresentam pródromo.

O tratamento da síncope vasovagal inclui o aumento da ingestão de água e sal, entre outros. Já as de causa cardíaca precisam de diagnóstico apurado, podendo chegar à necessidade de instalação de marca-passo.

Cuide do seu coração sobretudo neste verão, bebendo muito líquido e evitando calor excessivo. Mas se precisar, a equipe do Concierge está aqui para ajudar!