Como Costurar a sua Máscara Facial de Tecido

Como Costurar a sua Máscara Facial de Tecido

 

As máscaras faciais para uso pessoal podem ser uma ferramenta importante para controle desta epidemia de coronavírus. Na medida em que o vírus é transmitido por gotículas respiratórias por pessoas assintomáticas, evitar o espalhamento destas gotículas através do uso correto de máscaras pode proteger a população do espalhamento deste vírus.

Máscaras não profissionais podem ser feitas de tecidos laváveis e podem ser usadas por qualquer pessoa que queira se proteger e proteger os outros da eventual disseminação, afinal qualquer um de nós pode ser um portador assintomático deste vírus.

 

Você precisará de:

FERRAMENTAS:

  • Agulha e linha (e uma máquina de costura, se você tiver uma)
  • Tesouras
  •  Alfinetes ou clipes para prender os tecidos no lugar (alfinetes de segurança e clipes de papel também funcionarão com facilidade)

Materiais

  • Pelo menos 50x50cm de tecido 100% algodão ou TNT grosoo
  • 4 tiras de tecido de algodão,
    • cerca de 45cm de comprimento e 2cm de largura
    • OU 4 cadarços planos e limpos
    • OU Dois elásticos de costura planos (0,5cm) com 18cm de comprimento cada

 

PREPARE SEUS MATERIAIS

Passo 1

 

 

Escolha seu pedaço de tecido de algodão, pré-lave com sabão neutro na temperatura mais quente e seque com ferro na temperatura alta para roupas de algodão. Recomenda-se usar tecidos 100% algodão ou TNT grosso. Pode-se utilizar tecidos já disponíveis em casa como panos de prato finos ou camisas 100% algodão. Dobre o tecido ao meio. Meça e corte um retângulo de 24 cm por 16 cm para criar duas camadas de tamanho idêntico. Esta é a sua base de máscara.Agora vamos aos laços de tecido.

Corte 4 pedaços finos de material, cerca de 45cm de comprimento e 2cm de largura. Dobre cada pedaço de tecido duas vezes longitudinalmente e, mais uma vez, para dobrar as arestas internas. Costure uma linha reta ao longo do meio. Isso impedirá que as amarras do tecido tenham as bordas desgastadas.

ADICIONANDO OS ELASTICOS ou TIRAS de FIXAÇÃO

Passo 2

 

 

Pegue uma de suas camadas de tecido retangular. Com o “lado direito” (ou o lado externo, onde o padrão pode estar) voltado para você, fixe as 4 presilhas de tecido, uma peça por canto. Certifique-se de que as presilhas estejam reunidas no centro da camada de tecido antes de avançar para a próxima etapa. Você também pode substituir o os laços de tecido por elástico de costura, mas observe que o elástico não pode ser tão fácil de limpar e que qualquer pessoa com alergia ao látex não pode usá-lo. (O elástico também é pode ser mais difícil de obter.) Prenda elásticos à primeira camada de tecido, prendendo as extremidades nos cantos, formando pequenos aros. Verifique se o elástico está dentro do perímetro do seu tecido.

JUNTAR AS PEÇAS

etapa 3

 

Pegue a segunda camada de tecido e alinhe-a com a primeira. Os “lados direitos”  (ou lados estampados) do tecido devem estar voltados um para o outro, imprensando as presilhas ou elásticos do tecido. Prenda o “sanduíche” de tecido com os alfinetes.

COMEÇAR A TRAÇAR

Passo 4

Mire em um ponto intermediário. Do meio, costure uma linha reta em toda a máscara, cerca de 0,5cm acima da borda inferior do tecido, em direção ao canto inferior esquerdo. Remova os alfinetes ao passar por eles.

Certifique-se de que as tiras de elástico ou de tecido estejam presas nos cantos, recobertas por suas duas camadas de tecido, enquanto você costura as extremidades. Você deseja garantir que sua agulha passe pelas três peças: a camada superior, o final do tecido e a camada inferior. Adicione alguns pontos para frente e para trás (em ambas as direções) para prender os laços no lugar.

COSTURE TUDO AO REDOR

Etapa 5

Costure ao redor do perímetro das camadas de tecido, repetindo o movimento para frente e para trás em cada canto para prender todas as extremidades elásticas ou presilhas do tecido. Continue costurando em direção ao ponto inicial, mas pare para permitir um espaço de 4cm

VIRE PARA FORA

Etapa 6

 

Vire seu projeto do lado direito da pequena lacuna de 4cm. Seus laços ou elásticos de tecido agora devem ficar destacados, como perninhas.

 

Dobras na Máscara

Etapa 7

 

Faça três dobras (pregas) escalonadas longitudinalmente na máscara, como se estivesse dobrando um leque de papel. Isso ajuda a máscara a se adaptar ao rosto do usuário. Prenda cada prega com alfinetes.

TERMINANDO

Etapa 8

Com as pregas presas no lugar por alfinetes, costure em torno do perímetro da máscara, 0,5cm da borda da costura. Isso é chamado de ponto superior. Tenha cuidado ao costurar sobre as pregas, pois o tecido pode ser bastante grosso. Costure novamente uma segunda vez, cerca de 0,5 cm desde a primeira rodada da costura. Agora você tem sua máscara pronta.

Próximo?

Aprender a usar uma máscara corretamente é importante. Muitas pessoas mexem na máscara, afastando-a do rosto, o que prejudica sua eficácia, porque o ar pode entrar facilmente nas bordas.

Ao utilizar, evite ajustar a máscara na rua e, ao chegar em casa, lave bem as mãos antes de retirá-la.

Após o uso, a máscara de tecido deve ser lavada seguindo o mesmo processo. A recomendação é que o item seja utilizado por até duas horas e trocado após esse período, pois o tecido pode ficar saturado com gotículas e não te proteger mais.

E não se esqueça da higiene das mãos que deve ser frequente.

E sobretudo antes e após manipular a máscara: sempre lavar as mãos ou higienizar com álcool gel.

 

adaptado de NY Times (link abaixo): “How to sew a face mask with common household materials”de Tracy Ma e Natalie Shutler

https://www.nytimes.com/article/how-to-make-face-mask-coronavirus.html?searchResultPosition=5