Saúde Mental durante a Pandemia

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/managing-stress-anxiety.html

A pandemia de COVID-19 teve um grande efeito em nossas vidas. Muitos de nós enfrentamos desafios estressantes, opressores e capazes de causar fortes emoções em adultos e crianças. Ações de saúde pública, como o distanciamento social, que são necessárias para reduzir a disseminação da COVID-19, podem nos fazer sentir isolados e solitários e aumentar o estresse e a ansiedade.

O estresse pode causar diversos sintomas neste período:

  • Sentimentos de medo, raiva, tristeza, preocupação, dormência ou frustração
  • Mudanças no apetite, energia, desejos e interesses
  • Dificuldade de concentração e tomada de decisões
  • Dificuldade para dormir, pesadelos
  • Reações físicas, como dores de cabeça, dores no corpo, problemas de estômago e erupções cutâneas
  • Piora de problemas crônicos de saúde
  • Piora das condições de saúde mental
  • Aumento do uso de tabaco, álcool, entorpecentes

É natural sentir estresse, ansiedade, tristeza e preocupação durante a pandemia de COVID-19.

Aprender a lidar com o estresse de maneira saudável tornará você, as pessoas de quem você gosta e as pessoas ao seu redor mais resilientes.

Abaixo estão algumas maneiras de ajudar a si mesmo, aos outros e à sua comunidade a gerenciar o estresse.

  • Faça pausas de assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo aquelas nas redes sociais. É bom estar informado, mas ouvir sobre a pandemia constantemente pode ser preocupante. Considere limitar as notícias a apenas algumas vezes por dia e desconectar-se da tela do telefone, da TV e do computador por um tempo.
  • Tenha cuidado com seu corpo. Priorize a sua saúde e aproveite o período para implementar hábitos que vão melhorar sua saúde, sua imunidade e seu bem estar.
    • Respire fundo, alongue-se ou medite.
    • Tente fazer refeições saudáveis ​​e bem balanceadas.
    • Pratique exercícios regularmente.
    • Durma bastante.
    • Evite o uso excessivo de álcool, tabaco e substâncias.
    • Continue com as suas medidas preventivas de rotina (como vacinações, exames de câncer, etc.) conforme recomendado pelo seu médico.
    • Vacine-se com uma vacina COVID-19 quando disponível.
  • Arranje tempo para relaxar. Tente fazer outras atividades de que goste, um hobbies ou uma nova atividade: aprender a tocar um instrumento musical, uma nova habilidade ou um aprofundamento educacional. A pandemia acelerou a disponiblização de conteúdos técnicos e muitos cursos por via online, assim como práticas desportivas que podem ser bem agradáveis além de saudáveis.
  • Conecte-se com outras pessoas. Por mais que o distanciamento implique afastamento físico mantenha contato mesmo que virtual com as pessoas do seu círculo de amizades, com seus vizinhos ou com sua comunidade religiosa. Converse com amigos ou profissional de saúde em quem você confia sobre suas preocupações e como você está se sentindo.

E se você está lutando para lidar com a situação mas ainda assim encontra dificuldades em realizar  suas atividades diárias por vários dias consecutivos há outras maneiras de ajudarmos. Ligue para seu médico ou contacte nossa equipe. Vamos passar este período difícil juntos e fortalecidos.

 

Adaptado de:

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/managing-stress-anxiety.html